• Carboni Case
  • Não caia nessa: aprenda a detectar fraudes de clonagem pelo WhatsApp
KIA SPORTAGE 2.0 LX 4X2 16V FLEX 4P MANUAL 2014/2014

É cada vez mais comum casos de fraudes pelo WhatsApp, pessoas que invadem contas de whatsapp de pessoas ou empresas, e pedem para os contatos depositarem dinheiro em contas bancárias. Para te ajudar a se proteger de hackers e ladrões virtuais, e garantir que isso não aconteça com a sua conta de whatsapp, vamos explicar neste texto como esta fraude funciona e como fazer para não cair nela. Vamos lá!

capa release 1

Essa clonagem não acontece através de vírus estranhos, por isso é fácil cair na mentira. Os criminosos entram em contato com a vítima pelo número de WhatsApp que está anunciado no site de vendas OLX, Mercado Livre ou outros parecidos. Na mensagem enviada, eles se passam por uma pessoa da equipe da OLX, por exemplo, e pedem uma confirmação de número por SMS e outras informações, neste momento, é possível clonar o WhatsApp. É que ao mesmo tempo em que te mandam essas mensagens, os golpistas tentam ativar o WhatsApp em um novo dispositivo com o seu número. Então, o tal código enviado por SMS é a autenticação que o próprio aplicativo envia para autorizar essa ativação! Quando você responde ao criminoso com o número do código que chega para você, eles são capazes de clonar a sua conta em outro celular, passando a ter acesso a todas as conversas e contatos do seu chat. Aí eles falam com estas pessoas como se fosse você, pedindo depósitos e dinheiro emprestado. Sacanagem, não é?

Mas tem algumas dicas que você pode seguir para se proteger destes casos. Veja só:

  • Se você tiver dúvidas de qualquer link que seja enviado ao seu Whatsapp ou pelo e-mail, não aperte em nada e vá direto pedir suporte para a equipe de T.I da sua empresa, ou para algum técnico conhecido. Mesmo que seja uma pergunta que pareça “boba”, é melhor procurar ajuda para especialistas antes de cair no golpe, né?
  • Nunca compartilhe com outras pessoas os códigos de validação e segurança que chegam em seu celular. 
  • Ative a verificação em duas etapas do WhatsApp. Esta é uma ferramenta que, além desse código de ativação, também exige uma senha de 6 dígitos para autorizar conectar-se ao aplicativo desde outro aparelho, dificultando esse tipo de golpe. Para saber como fazê-lo, veja aqui
  • O WhatsApp também implementou um alerta nas mensagens SMS enviadas por eles. Logo após o código de ativação, aparece a mensagem “não compartilhe esse código”. Assim, você saberá que esse número não deve ser enviado a mais ninguém. 
  • Se sua conta já foi clonada, avise rapidamente a amigos e familiares. Tente recuperar o número solicitando uma nova verificação do aplicativo. Para isso, faça login no WhatsApp e confirme o novo código de 6 dígitos que vai chegar ao seu aparelho via SMS, assim qualquer outro celular que esteja com a sua conta aberta será desconectado automaticamente.

Vale destacar que a própria OLX declarou que não usa nenhum método de validação com códigos de segurança para nenhuma tarefa dentro do seu site. Mas além desse golpe, existem muitos outros que são enviados pelo WhatsApp para tentar roubar informações de todo jeito. Então, fique de olho e não se deixe enganar!

Compartilhe essa informação com seus colegas de trabalho, clientes, família e amigos para garantir que todo mundo esteja protegido.

Solicite um contato da nossa equipe