• Carboni FIAT
  • FCA apresenta vídeo para alertar sobre o preconceito no trânsito
CHEVROLET CRUZE 1.4 TURBO LTZ 16V FLEX 4P AUTOMÁTICO 2016/2017
PRODUÇÃO REÚNE HISTÓRIAS DE TRÊS MULHERES E COMO FAZEM PARA VENCER OS DESAFIOS RELACIONADOS À QUESTÃO DE GÊNERO, ATRÁS DO VOLANTE
 

Março é o mês que simboliza a luta pela equidade de gênero. Para fazer uma alerta sobre o preconceito no trânsito, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) apresenta o filme “Mulheres na Direção”. Com duração de 3’30” minutos, o vídeo traz a história de três mulheres que contam sobre a paixão por dirigir e como reagem às atitudes machistas, quando estão atrás do volante.

“Mulher no volante, perigo constante! Já escutei isso muitas vezes”, conta a técnica em Enfermagem Helena Cristina dos Santos Bastos, 63 anos. “Já ouvi de um passageiro que o volante que eu estava conduzindo era errado. O correto seria uma tampa de panela”, relata Viviane Andrea de Carpini, 40 anos, e uma das primeiras motoristas de aplicativo de mobilidade em Belo Horizonte.

“Eu amo dirigir e sei que eu sou competente no que eu faço”, diz a motorista de teste da FCA, Mariana Ribeiro, 31 anos, reforçando que não há nenhuma diferença biológica que torna os homens mais aptos a dirigir do que as mulheres. Mariana Ribeiro tem um filho de 12 anos e faz questão de desconstruir preconceitos dentro de casa também. “Acredito que a geração dele será diferente”.

Segundo o último levantamento do Detran SP, 40% das 24 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) registradas no Estado de São Paulo pertencem a mulheres. Números mais recentes também revelam que as mulheres oferecem maior segurança ao dirigir. No Brasil, apenas 15% das indenizações pagas a motoristas por acidentes de trânsito foram destinadas a mulheres, de acordo com dados divulgados pela Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório no país (Dpvat).

“O trânsito é um ambiente coletivo e devemos garantir igualdade de tratamento a todas as pessoas. O número de mulheres em funções que eram consideradas tipicamente masculinas, como motoristas, está crescendo, mas elas ainda ouvem piadas e comentários preconceituosos. Não há espaço para isso na sociedade”, afirma o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para a América Latina, Fernão Silveira.

Diversidade

A FCA possui uma plataforma de Inclusão e Diversidade, que tem como um dos objetivos fortalecer políticas e práticas de equidade de gênero. A FCA foi a primeira do setor automotivo a ingressar no Movimento Mulher 360, iniciativa que reúne organizações que se comprometem com o tema.

Entre as oportunidades para aumentar a participação feminina no ambiente corporativo, a FCA passou a monitorar o número de mulheres no plano de sucessão, com foco da equidade na liderança, além de mudar critérios do processo seletivo do programa de estágio, de forma a garantir paridade de vagas para mulheres e negros.

“A diversidade e a inclusão aumentam o potencial da inovação e, consequentemente, a competitividade dos nossos negócios. Além de atrair profissionais de diferentes grupos para que haja representatividade, é fundamental o trabalho contínuo de conscientização preparando a organização para que essas pessoas sejam verdadeiramente incluídas, não só os novos profissionais, mas aqueles que já estão dentro da organização, para galgarem postos de maior expressão”, afirma a diretora de Recursos Humanos da FCA para a América Latina, Érica Baldini.

FICHA TÉCNICA

Anunciante: FCA LATAM

Produtora: Studio Cerri

Produção Executiva: Alessandro Cerri

Direção: Leo Lara

Roteiro/Produção/Entrevistas: Bárbara Caldeira

Direção de Fotografia: Netun Lima

Som: Glênio Campregher

Edição: Emerson de Oliveira

Cliente: Fernão Silveira, Roberto Baraldi, Ellen Dias e Aléxia Brito

Fonte: FCA PRESS

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO ABAIXO

Solicite um contato da nossa equipe