• Carboni FIAT
  • 5 cuidados para ter um trânsito mais seguro para todos
CHEVROLET CRUZE 1.4 TURBO LTZ 16V FLEX 4P AUTOMÁTICO 2016/2017

Chegou o Maio Amarelo, e durante todo este mês as campanhas de conscientização para a segurança no trânsito são reforçadas ao redor do mundo.  Este movimento internacional tem o objetivo de alertar e chamar a atenção das pessoas sobre o alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito, além de fazer ações educativas sobre a importância do papel de cada um no trânsito para ter mais segurança na estrada.

Eu sei que você não quer sofrer um acidente, muito menos levar multas por tomar atitudes erradas no trânsito, não é mesmo? Então dá uma olhada nessas dicas para evitar surpresas e, mais importante, fazer a sua parte para a segurança de todos.

  1. Não use o celular enquanto dirige: você já sabe que não é permitido usar o celular e dirigir ao mesmo tempo, né? Mas não pense só na multa que você vai receber se for pego no flagra. Pense também na sua própria segurança e na das outras pessoas que estão circulando na rua por onde você passa. Uma desviada de olhar de apenas alguns segundos para ver a tela do celular pode resultar em graves acidentes. E atenção, isso também vale para os pedestres: caminhe com cuidado e previna-se sempre!
  2. Cuide bem do seu veículo: respeite o calendário de manutenções e revisões preventivas do seu veículo. Com isso, você garante que todas as peças funcionem perfeitamente e diminui bastante o risco de ter panes na estrada. Manter seu veículo em bom estado também é um jeito de garantir a sua segurança do início ao fim de cada viagem.
  3. Ajuste retrovisores e o banco para dirigir confortavelmente: a distância padrão para dirigir com mais conforto é que os seus cotovelos fiquem um pouco dobrados ao colocar as mãos no volante. Seus joelhos não devem ficar tão perto do painel do carro, mas também é importante deixar o banco a uma distância que você não precise esticar muito o pé para alcançar o freio e o acelerador. Quanto aos retrovisores externos, ajuste de forma que você veja um pedacinho do seu veículo no canto interno do espelho. No retrovisor interno, é importante ter uma visão completa do vidro traseiro.
  4. Pratique a direção defensiva: algumas atitudes básicas de direção defensiva são manter uma distância de ao menos dois segundos do veículo à sua frente; sempre dar sinal antes de fazer curvas, manobras ou ao frear bruscamente; respeitar a distância de 1,5 metros ao passar por ciclistas e motociclistas; respeitar a sinalização; procurar prever possíveis manobras perigosas e obstáculos na pista; entre outras ações que fazem toda a diferença para a segurança no trânsito. Procure informar-se e praticar a direção defensiva sempre.
  5. Só dirija em bom estado de ânimo e de saúde: antes de sentar ao volante, tenha certeza de que você se sente bem e que descansou o suficiente. O cansaço diminui a sua capacidade de raciocinar rápido frente a situações repentinas, e também dificulta o seu foco na estrada. E é claro que álcool ou drogas, nem pensar!

Conclusão

MAIO AMARELO IVECO

Fazer a sua parte para ter um trânsito mais seguro é só uma questão de pequenas ações que, juntas, ajudam para proteger você mesmo, os passageiros e todas as demais pessoas que passarem pelo seu caminho.

E sim, acidentes podem acontecer às vezes por responsabilidade de terceiros. Por isso, tenha em mãos os números de emergência do SAMU (192) e da Polícia Militar (190), e ative-os imediatamente quando for necessário. Para aumentar ainda mais a sua proteção frente a qualquer adversidade, conte com um seguro auto e um seguro de vida.

Vamos todos juntos trabalhar por um trânsito melhor para todos! Compartilhe essas dicas com os seus amigos e familiares, e assine a Newsletter da Carboni para ficar por dentro de mais informações como essa. 😉 

Solicite um contato da nossa equipe